Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência

Autores

  • Ana Paula de FREITAS freitas.apde@gmail.com
    Universidade São Francisco
  • Maria Inês Bacellar MONTEIRO monteirobim@gmail.com
    Universidade Metodista de Piracicaba
  • Evani Andreatta Amaral CAMARGO evaniamaral@gmail.com
    Centro Universitário Moura Lacerda

DOI:

10.29286/rep.v26i61.3178

Palavras-chave:

Formação Docente. Relações de Ensino. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa.

Resumo

Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiência, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unidades de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pesquisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.

Palavras-Chave: Formação Docente. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Alunos com Deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de FREITAS, Universidade São Francisco

Doutora em Educação, Docente do PPGE Strictu Sensu da Universidade São Francisco.

Maria Inês Bacellar MONTEIRO, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Psicologia, Docente do PPGE da Universidade Metodista de Piracicaba

Evani Andreatta Amaral CAMARGO, Centro Universitário Moura Lacerda

Doutora em Educação, Docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda

Referências

AMARAL, L. A. Conhecendo a deficiência (em companhia de Hércules). São Paulo: Robe Editorial, 1995.

BRASIL. Programa de Formação Continuada de Professores em Educação Especial. Brasília, DF: MEC, 2007a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ par/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17431programa-de-formacao-continuada-de-professores-em-educacao-especial-novo>. Acesso em: 11 jul. 2016.

______.Formação Continuada à Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado. Brasília, DF: SEESP/SEED/MEC. 2007b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_ead.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2016.

______. Ministério da Educação. Decreto lei n. 6571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao decreto n. 6253, de 13 de novembro de 2007. Disponível em:.Acesso em: 27 abr. 2015.

______. Ministério da Educação. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: .Acesso em: 27 abr. 2015.

______. Ministério da Educação. Decreto lei n. 7611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm#art11>. Acesso em: 27 abr. 2015.

CABRAL, E. N .R.; MUNIZ, D. M. S. Práticas Colaborativas, reflexões sobre gramática e análise linguística no ensino de língua portuguesa. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais...2015. Florianópolis: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, 2015.

CAMARGO, E. A. A.; MONTEIRO, M. I. B.; FREITAS, A. P. de. Trabalho docente no contexto da inclusão: formação continuada com enfoque colaborativo. Revista Educação PUC-Campinas. Campinas. v. 21, n. 1, jan./abr, 2016, p. 45-57. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/ reveducacao/article/view/2891>. Acesso em: 14 jul. 2016.

CARVALHO, M. de F. Conhecimento e vida na escola: convivendo com as diferenças. Campinas: Autores Associados. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

DAINEZ, D. A inclusão escolar de crianças com deficiência mental: focalizando a noção de compensação na abordagem histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2009.

FERREIRA, M. C. C. Os movimentos possíveis e necessários para que uma escola faça a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: JESUS, D. M. de; BAPTISTA, C. R.; VICTOR, S. L. (Org.). Pesquisa e Educação Especial: mapeando produções. Vitória: EDUFES, 2006. p. 139-154.

FERREIRA, M. C. C. A educação escolar de alunos com deficiência intelectual pode se viabilizar na perspectiva do letramento? In: JESUS, D. M. de; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S. C.; VICTOR, S. L. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação. 2007. p. 101109.

FREITAS, A. P. de. Ações colaborativas: possibilidades de construção de conhecimentos sobre práticas de ensino. Série-Estudos, n. 36, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/ issue/view/44>. Acesso em: 10 dez. 2014.

FREITAS; A. P.; MONTEIRO, M. I. B. (In)apropriações das práticas pedagógicas na educação de alunos com necessidades educacionais especiais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambú. Anais...Caxambú: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, 2010.

GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, jan./mar. 2013. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/ v18n52/07.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2014. IBIAPINA, I.M.L.M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Líber Livro. 2008. 134 p.

JESUS, D. M. de. Vozes e narrativas na ação grupal: trajetórias de formação de professores-pesquisadores na perspectiva da inclusão escolar. In: JESUS, D. M. et al. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 166-175.

KASSAR, M. K. M. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, jul./set. 2011. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/er/n41/05.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2015.

______. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Caderno Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, maio/ago. p. 207-224, 2014.

MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia históricocrítica. Campinas: Autores Associados. 2013. 319 p.

MONTEIRO, M. I. B.; FREITAS, A. P. de. Processos de significação na elaboração de conhecimentos de alunos com necessidades educacionais especiais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 1, mar. 2014. Disponível em:. Acesso em: 21 abr. 2014.

MONTREAL. Declaração Internacional de Montreal Sobre Inclusão. Aprovada em 5 de junho de 2001 pelo Congresso Internacional “ Sociedade Inclusiva”, realizado em Montreal, Quebec, Canadá. Disponível em:<http://www.portal.mec. gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_inclu.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015.

NOGUEIRA, A. L. H. Propostas pedagógicas como instrumentos técnicosemióticos: desenvolvimento cultural e construção da atividade docente. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H (Org.). Estudos na Perspectiva de Vigotski: gênese e emergência das funções psicológicas. Campinas: Mercado das Letras. 2013. p. 125-150.

PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista, Curitiba. n.33, 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/er/n33/10.pdf>.

Acesso em: 24 abr. 2015. SANCHES, I. Do ‘aprender para fazer’ao‘aprender fazendo’: as práticas de educação inclusiva na escola. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 19, 2011. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/ article/viewFile/2846/2163>. Acesso em: 12 nov. 2015.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. Em aberto, Brasília, DF, jul./ago. ano 3, n. 22, p. 1-6, 1984.

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados. 2008. 259 p.

TOLEDO, E. H. de; VITALIANO, C. R. Formação de professores por meio de pesquisa colaborativa com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 18, n. 2, abr./jun. 2012. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2015.

UNESCO. Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Aprovada em junho de 1994 pela Conferência Mundial de Educação Especial, realizada em Salamanca, Espanha. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca. pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015. VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2001. 496p.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2001. 496p.

______. A Formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2007. 182 p. ______.Obras Escogidas III: Problemas Del desarrollo de la psique. Madrid: Visor. 1995. 383 p. ______. Obras Escogidas V: Fundamentos de defectologia. Madrid: Visor. 1997. 391 p.

ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, maio/ago. 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12. pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

FREITAS, A. P. de; MONTEIRO, M. I. B.; CAMARGO, E. A. A. Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 57–76, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.3178. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178. Acesso em: 29 mar. 2024.