Desafios de pesquisar contextos familiares e o protagonismo das crianças

Autores

  • Simone Santos de ALBUQUERQUE sialbuq@gmail.com
    Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

10.29286/rep.v26i61.3139

Palavras-chave:

crianças, socialização, contextos familiares, educação infantil

Resumo

Este artigo tem como eixo o estudo com crianças em seus contextos familiares. Destaco os desafios de experiências de pesquisa qualitativa realizadas ao considerar como as crianças expressam, interferem, autorizam e estabelecem relações como sujeitos protagonistas, mediando relações numa ampla teia de interdependências em que vivem em seus contextos familiares. A socialização é compreendida como um processo complexo, assim sendo, o texto problematiza os modos como as crianças são sujeitos socializadores dos adultos, produzindo uma socialização às avessas (MONTANDON, 1997). Conclui-se que é preciso desconstruir a perspectiva adulto cêntrica sobre a criança, que a considera numa visão vertical na pesquisa com famílias; ao contrário, é preciso reconhecê-la numa compreensão horizontal.

Palavras-chave: Crianças. Contextos Familiares. Educação. Socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Santos de ALBUQUERQUE, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta da faculdade de Educação da UFRGS. Departamento de estudos especializados. Pesquisadora GEIN/UFRGS. Membro do Fórum Gaúcho  de Educação Infantil. Área: estudos da infancia

Referências

ALBUQUERQUE, Simone Santos de. Para além do “Isto” ou “Aquilo”:os sentidos da educação das crianças pequenas a partir das lógicas de seus contextos familiares. Tese (Doutorado em Educação)-Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2009.

ALDERSON, Priscilla. As crianças como pesquisadoras: Os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n.91, p. 419-442, maio/ago. 2005.

BERGER, Peter; BERGER, Brigitte. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice M.; SOUZA MARTINS, José (Org.). Sociologia e sociedade: leituras de introdução à Sociologia. 24 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2006. p.169-181.

BERGER, Peter, LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis:Vozes, 1976. BRASIL. Ministério da Educação. Relatório 3, Volume 4, Região Sul. Pesquisa Nacional Caracterização das Práticas Educativas com crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural. Mapeamento e análise das realidades investigadas na região sul. Brasília, DF: MEC/SEB/COEDI/UFRGS,2012. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2014. CASTRO, Lúcia Rabello de (Org.). Crianças e jovens na construção da cultura. Rio de Janeiro: Nau/Faperj, 2001.

CHAMBOREDON, Jean-Claude; PRÉVOT, Jean. O “ofício de criança”: Definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 59, p. 32-56, nov. 1986.

CORSARO, William A. The Sociology of Childhood. Califórnia: Pine Forge Press, 1997.

GOMES, Jerusa Vieira. Socialização Primária: Tarefa familiar? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 91, p. 54-61, nov. 1994. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento.Pesquisa Mensal de Emprego 20032012. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2014.

JAMES, Allison; PROUT, Alan. A new paradigm for the Sociology of Childhood? Provenance, promise and problems. In: JAMES, Allison; PROUT, Alan. Constructing and reconstructing childhood. London: Falmer Press, 1997. JENKS, Chris. Constituindo a Criança. Educação, Sociedade & Culturas. Porto: Afrontamento, n. 17, p. 185-216, 2002. MONTANDON, Cléopâtre. L’éducation du point de vue des enfants: un peu blessés au fond du cœur. Paris: Editions L’Harmattan, 1997.

______. As práticas educativas parentais e a experiência das crianças. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 485-507, maio/ago. 2005.

______. Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 33-60, mar. 2001.

MONTANDON, Cléopâtre; KELLERHALS, Jean. Les stratégies éducatives des familles: Milieu social, dynamique familiale et éducation des préadolescents. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1991.

PLAISANCE, Eric. Para uma sociologia da pequena infância. Educação e Sociedade, Campinas, n. 86, p. 221-241, abril, 2004.

PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Org.). Infância em Pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Kátia de Souza; VITÓRIA, Telma. A creche enquanto contexto possível de desenvolvimento da criança pequena. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 35-40, 1994.

SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: ASA, 2004.

______. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005.

______. Culturas Infantis e Interculturalidade. In: DORNELLES, Leni Vieira (Org.). Produzindo Pedagogias Interculturais na Infância. Petrópolis: Vozes, 2007.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Lógicas de acção nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2000.

______ . O Estudo de Caso Etnográfico em Educação. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marilia Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Org.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 137-179.

SEABRA, Teresa. Educação das Crianças nas famílias: o que dizemos pais e as crianças. In: Congresso Internacional “Os Mundos Sociais e Culturas da Infância”, v. III, 2000, Braga. Actas...Universidade do Minho, Braga, 2000. p. 395-401.

SIROTA, Régine. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 7-31, mar. 2001.

THIN, Daniel. Quartiers populaires: L’école et les familles=Bairros populares: a escola e as famílias. Tese (Doutorado)-Lyon, Universidade de Lyon II,1998. Tradução Livre dos Capítulos 3, 4, 5 e 6 por Ramon Correa de Abreu, FaE/ UFMG, 2000/2001.

______ . Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 211-225, maio/ago. 2006. UFRGS. Relatório Pesquisa de Campo realizada no município 4 da Região Sul. Pesquisa Nacional “Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural”. Porto Alegre, junho, 2012. (inédito).

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

ALBUQUERQUE, S. S. de. Desafios de pesquisar contextos familiares e o protagonismo das crianças. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 77–92, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.3139. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3139. Acesso em: 20 abr. 2024.