Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação

Ádria Maria Ribeiro RODRIGUES, Maria da Graça Nicoletti MIZUKAMI, Simone Albuquerque ROCHA, Isa Mara Colombo Scarlati DOMINGUES

Resumo


A literatura tem os Casos de Ensino como instrumentos de grande repercussão, quando adotado na formação de professores. O estudo, fundamentando-se na abordagem qualitativa, objetivou investigar a adequação do Caso Minha história verdadeira, de uma adolescente, para potencializar reflexões e discussões sobre a prática docente e sobre a construção do conhecimento pedagógico geral, conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento de conteúdo específico junto a professores alfabetizadores. Os resultados apontaram que a narrativa do Caso de Ensino atingiu ao objetivo proposto, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Palavras-chave: Casos de Ensino. Formação de Professores. Alfabetização.

Palavras-chave


Alfabetização. Casos de Ensino. Formação de Professores.

Texto completo:

PDF

Referências


DOMINGUES. Isa Mara Colombo Scarlati. Desenvolvimento Profissional de Professoras Alfabetizadoras em Ambiente Virtual de Aprendizagem: contribuições de casos de ensino. 2013. 259 f. Tese (Doutorado em Educação)– Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, São Carlos, 2013.

MARCELO, Carlos. Los professores como trabajadores Del conocimiento. Certidumbres y desafios para uma formacion a lo largo de la vida. Educar, Barcelona, n. 30,2002.p.27-56. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2013.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Casos de Ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, Anete; MELLO, Roseli Rodrigues (Org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas: Papirus, 2000. (Papirus Educação).

______. Aprendizagem da Docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 29, n. 2, 2004. Disponível em:

NONO, MaeviAnabel; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Sobre Casos de Ensino. In: SILVA, A.; ABRAMOWICZ, A.; BITTAR, M. (Org.). Educação e Pesquisa: diferentes percursos, diferentes contextos, São Carlos: RiMa, 2004.p. 117-137.

RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro. O Silêncio e a Transgressão: contribuições das narrativas de uma menina e de um menino com trajetórias marcadas pelo insucesso na leitura e na escrita. 2009. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Cuiabá, 2009.

ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos,Escola e Inclusão Social. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SOARES, Magda Becker. A Reinvenção da Alfabetização. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2006.

______. Alfabetização e Letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

______. A escolarização da literatura Infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy et al. (Org.). A Escolarização da Literatura:ojogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, San Francisco, p. 4-14, 1986. Disponível em: . Acessoem: 22 out.2011.

______. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard EducationalReview, Cambridge, 57 (1), p. 1-22, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v26i61.2307

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


     
 
 

Fontes de Indexação:

        
 
 
 
R. Educ. Públ. Cuiabá:UFMT. Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança. Cuiabá-MT, Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, sala 02 térreo.. CEP: 78.060-900 – Telefone: (65) 3615-8466. Homepage: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica; E-Mail: rep@ufmt.br
 
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License
 
 
 

 

contador de visitantes Acessos

Design e editoração eletônica