Representações Sociais dos idosos sobre a experiência vivida nas transformações ambientais

Autores

  • Franciely Ribeiro dos SANTOS francielyribeirosantos@gmail.com
  • Ademir José ROSSO ajrosso@uepg.br
    Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

10.29286/rep.v26i61.2184

Palavras-chave:

Idosos. Representações sociais. Identidade. Educação ambiental.

Resumo

Este artigo analisa as representações sociais (RS) dos idosos sobre as transformações socioambientais do município de Ponta Grossa-PR nos últimos 50 anos. Tem como objetivo identificar e compreender as representações de homens e mulheres idosos com o espaço vivido. A coleta de informações ocorreu mediante entrevistas abertas, recorrentes e de caráter narrativo. As informações foram analisadas pelo software ALCESTE. Duas categorias foram delimitadas quanto à representação do espaço, as quais se objetivam com o predomínio do sexo feminino acerca do micro e do mesoambiente, e do sexo masculino relacionado ao meso e ao macroambiente.

 

Palavras-chave: Idosos. Representações Sociais. Identidade. Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciely Ribeiro dos SANTOS

Licenciada em Geografia, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ademir José ROSSO, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado  em  Ciências  e  Biologia.  Doutor  em  Educação  pela  Universidade  Federal  de  Santa  Catarina. Professor da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.

ARRUDA, A. Teoria das Representações Sociais e teoria de gênero. Cadernos de pesquisa, n. 117, nov. 2002, p. 127-147.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BORSA, J. C.; FEIL, C. F. O papel da mulher no contexto familiar: uma breve reflexão. O portal dos Psicólogos, v. 185, 2008, p. 1-12.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

_______. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

CAMARGO, B. V. ALCESTE: Um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. In: MOREIRA, A. S. P.; JESUINO, J. C. e CAMARGO, B. V. (Orgs.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, v. 1, 2005, p. 511-539.

CARVALHO, C. D.; TOZONI-REIS, M. F. C. Coletivizando saberes: (re)construção da memória ambiental de moradores de Botucatu. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n.1, 2009, p. 111-135.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CAVALCANTE, S.; ELIAS, T. F. Apropriação. In : CAVALCANTE, Sylvia. e ELALI, Gleice Azambuja. (Orgs.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 208-216.

Adult Learning, Education, and the

Environment

Darlene E. Clover, Robert Hill

CLOVER, D. E. ; HILL, R. Adult Learning, Education, and the Environment. New Directions for Adult and Continuing Education, vol. 10, 2013, p. 1-28.

COZER, L. S. Género y Cambio Climático. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v.2, n.1, jan./jul., 2011, p. 12-26.

CRUZ, T. A. Mulheres da floresta do Vale do Guaporé e suas interações com o meio ambiente. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 13, set./dez., 2010, p.913-925.

DI CIOMMO, R. C. Ecofeminismo e educação ambiental. São Paulo: Cone Sul, UNIUBE, 1999.

________________. Relações de gênero, meio ambiente e a teoria da complexidade. Estudos Feministas, Florianópolis, vol. 11, n.2, jul/dez, 2003, p. 423-443.

DUVEEN, G. Introdução: O poder das ideias. In: MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: Investigações em Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 7-28.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio De Janeiro: Paz E Terra, 2005.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As Representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002, p.17-44.

___________. Experiência e representações sociais. In: MENIN, M. S. S.; SHIMIZU, A. M. (Orgs.). Experiência e representações sociais: questões teóricas e metodológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

KAWASAKI, C. S.; CARVALHO, L. M. Tendências da pesquisa em Educação Ambiental. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, dez. 2009, p. 143-157.

KUHNEN, A. Lagoa da Conceição: meio ambiente e modos de vida em transformação. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

___________. Percepção ambiental. In CAVALCANTE, S. e ELALI, G. (Orgs.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 250-266.

LAYRARGUES, P. P. Muito além da natureza: EA e reprodução social. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier.; CASTRO, Ronaldo Souza. (Orgs.). Pensamento complexo, dialética e Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006, p. 72-103.

LEFF, E. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo dos saberes. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

_______. Racionalidade ambiental: a reapropriação natural da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2005, p. 69-98.

_________________. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

LÖWY, I. Universalidade da ciência e conhecimentos “situados”. Cadernos Pagu, n. 15, 2000, p.15-38.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

MOURÃO, A. R. T.; CAVALCANTE, S. Identidade de lugar. In : CAVALCANTE, Sylvia. e ELALI, Gleice Azambuja. (Orgs.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis, RJ : Vozes, , 2011, p. 208-216.

NASCIMENTO, A. R. A.; MENANDRO, P. R. M. Análise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada. Estudos e pesquisas em psicologia. Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, jul./dez. 2006, p. 72-88.

MOSER, G. Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia, v. 3, n. 1, 1998, p. 121-130.

_________. A Psicologia Ambiental: competência e Contornos de uma disciplina. Comentários a partir das contribuições. Psicologia USP, v. 16, (1/2), 2005, p. 279-294.

PINHEIRO, J. Q. Experiência “ambiental” de ambientes representados. In: GÜNTHER, Hartmut; PINHEIRO, José Queiroz; GUZZO, Raquel Souza Lobo. (Org.). Psicologia ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente. Campinas, SP. Editora Alínea, 2006, p. 167-180.

RINK, J.; MEGID NETO, J. Tendências dos artigos apresentados nos encontros de pesquisa em educação ambiental (EPEA). Educação em Revista. Belo Horizonte, v.25, n.03, dez. 2009, p.235-263.

ROSSO, A. J.; SANTOS, F. R. Terceira idade, natalidade e educação ambiental numa perspectiva intergeracional e arendtiana. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 10, n. 2, mai/ago, 2010, p. 166-176.

SANTOS, B. S. O Estado e o Direito na transição pós-moderna: para um novo senso comum sobre o Poder e o Direito. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 30, junho, 1990, p. 13-43.

SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SOUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In : SATO, M.; CARVALHO, I. C. M (Orgs.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artemed, 2005.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1990.

VALA, J. Representações sociais e psicologia social do conhecimento quotidiano. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (Coord.) Psicologia Social. Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, p. 457-501.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

SANTOS, F. R. dos; ROSSO, A. J. Representações Sociais dos idosos sobre a experiência vivida nas transformações ambientais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 135–156, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.2184. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2184. Acesso em: 20 abr. 2024.