Gestão das evasões estudantis nas licenciaturas no contexto do Reuni

Autores

  • Edileusa Esteves LIMA edileusacegrad@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucília MACHADO lsmachado@uai.com.br
    Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

10.29286/rep.v23i52.1426

Palavras-chave:

Gestão Acadêmica. Licenciaturas. Evasão Estudantil.

Resumo

Este artigo se propõe a discutir aspectos da gestão acadêmica de cursos de licenciatura da UFMG com respeito à evasão discente. Essa discussão será feita com base em pesquisa realizada mediante aplicação de questionários aos coordenadores de cursos. Buscou-se identificar e analisar quais estratégias de combate da evasão discente foram utilizadas. O estudo levou à conclusão de que há um investimento pequeno das coordenações das licenciaturas da UFMG na gestão de estratégias voltadas ao combate da evasão discente a despeito da seriedade do problema. Constatou-se que cursos que se mostraram mais preocupados com o assunto registram queda expressiva na evasão.

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Biografia do Autor

Edileusa Esteves LIMA, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA), Especialistaem Revisão de Textos (PUC - Minas), Graduada em Letras (UFMG) e Secretária Executiva da Faculdadede Medicina da UFMG. Rua Guajajaras, 175, 5º andar, Centro, Belo Horizonte – MG, CEP: 30180-100.Tel.: (31) 3409-9953 e (31) 8718-2372.

Lucília MACHADO, Universidade Federal de Minas Gerais

Coordenadora do Programa em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Brasil). Professora Titular aposentada da UFMG. Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho, Doutora e Mestre em Educação, Graduada em Ciências Sociais. Tel.: (31) 3281-2909 e (31)9985-4181.

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Publicado

2014-01-30

Como Citar

LIMA, E. E.; MACHADO, L. Gestão das evasões estudantis nas licenciaturas no contexto do Reuni. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 52, p. 79–102, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i52.1426. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1426. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania