Apresentação

Elizabeth Figueiredo Sá, Cleomar Ferreira Gomes

Resumo


Sob a temática Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovações, esta edição especial da Revista de Educação Pública faz alusão à comemoração dos 300 anos da capital mato-grossense, ressaltando a cidade enquanto cenário de práticas educativas, no qual arquiteturas, instituições e práticas culturais sociais formam cidadãos em seus comportamentos, saberes, rituais e sonhos.

Cuiabá, como as demais cidades, serve de inspiração para refletimos sobre como são apropriados os movimentos de sociabilidade que acontecem entre seus “atores, relações sociais, personagens, grupos, classes práticas de interação e de oposição, ritos e festas, comportamentos e hábitos” (PESAVENTO, 2007, p. 13). Em um movimento entre espaço-tempo, na compreensão do passado e planejamento de um futuro, a cidade sempre está a explicar o seu presente, conforme sinaliza Pesavento (2007).


Texto completo:

PDF

Referências


GOHN, M. da G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação das políticas públicas de educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2020.

PESAVENTO, S. J. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 53, jan./jun. 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2020.




DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.10397

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


     
 
 

Fontes de Indexação:

        
 
 
 
R. Educ. Públ. Cuiabá:UFMT. Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança. Cuiabá-MT, Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, sala 02 térreo.. CEP: 78.060-900 – Telefone: (65) 3615-8466. Homepage: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica; E-Mail: rep@ufmt.br
 
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License
 
 
 

 

contador de visitantes Acessos

Design e editoração eletônica