Aspectos historiográficos da educação na cidade de Porto Velho-RO (1910-1930)

Autores

  • Marijane Silveira da SILVA mjanesilva@gmail.com
    Universidade Federal de Rondônia

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.10131

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Cidade, Porto Velho, Rondônia

Resumo

Este artigo busca compreender aspectos historiográficos da educação durante o processo de constituição da cidade de Porto Velho, no período de 1910 a 1930. Para tanto, recorreu-se ao arcabouço documental composto por periódicos disponibilizados pela Hemeroteca da Biblioteca Nacional, escritos de memorialistas e relatórios de intendentes que foram analisados à luz da História Cultural. No tocante à instrução primária, os resultados apontam aspectos das primeiras escolas criadas na cidade, as modalidades existentes e os debates em torno do grupo escolar instalado na cidade em meados de 1920, que gerou lutas de representações no interior dos vários segmentos.

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Biografia do Autor

Marijane Silveira da SILVA, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisa: História da Educação, com ênfase em Ensino Primário, Infância, Escolarização da infância, Imprensa e Impressos, Memória da Escola. É coordenadora do GEPHERO - Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação de Rondônia (UNIR). Endereço Institucional: BR 364, Km 9,5 - CEP: 76801-059, Porto Velho/RO. Telefone: Fone: (69) 2182-2100. E-mail: mari.jane@unir.br. 

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Publicado

2020-05-18

Como Citar

DA SILVA, M. S. Aspectos historiográficos da educação na cidade de Porto Velho-RO (1910-1930). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.10131. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10131. Acesso em: 29 mar. 2024.