O lúdico na cultura contemporânea

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.10019

Palavras-chave:

Ludicidade, Paradigma, Lazer, Educação

Resumo

Negada ao longo dos dois séculos iniciais da Revolução Industrial, a ludicidade ressurge no pós-Segunda Guerra. Mais do que uma mudança, busca-se mostrar a afirmação de um novo paradigma civilizatório. Esta é a tese central desta reflexão. Partindo de uma referência a esse novo paradigma, tenta-se mostrar a presença do lúdico nas diferentes instâncias da vida cultural contemporânea. Finaliza com duas reflexões complementares sobre o desafio da ludicidade nos tempos atuais e os obstáculos à sua realização ao longo da vida cotidiana.

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Biografia do Autor

Luiz Octávio de Lima CAMARGO, Universidade de São Paulo - Programa de Pós-graduação em Turismo

Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2020-05-19

Como Citar

CAMARGO, L. O. de L. O lúdico na cultura contemporânea. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.10019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10019. Acesso em: 23 abr. 2024.