Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão

Disseminar conhecimentos científicos da área de Educação, em meio às diferentes perspectivas teórico-metodológicas de análises, em tempos e espaços diversos, no sentido de fomentar e facilitar o intercâmbio de pesquisas produzidas dentro desse campo de saber, em âmbito regional, nacional e internacional, e assim, contribuir para o enfrentamento e o debate acerca dos problemas da educação brasileira em suas diferentes esferas.ObjetivosContribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas da área de Educação no sentido de facilitar o intercâmbio de investigações produzidas dentro desse campo de saber, em âmbito regional, nacional e internacional.Público AlvoPesquisadores, educadores, professores, alunos de graduação, pós-graduação e grupos de pesquisas que estudam e subsidiam teórico-metodologicamente ações educativas em diversos tempos e espaços. Além de bibliotecas federais, estaduais e municipais, de universidades, Instituições de Educação Infantil, escolas de ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso, bem assim em níveis nacional e internacional.Política de submissãoAceita artigos, predominantemente, resultantes de pesquisa em Educação e ensaios e resenhas que privilegiem obras de relevância na área. Os ensaios destinam-se somente às questões teóricas e metodológicas relevantes às seções. Estudos sobre o estado da arte acerca de temáticas voltadas ao campo educativo também são aceitos.A exatidão das ideias e opiniões expressas nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores.O autor deve indicar, quando for o caso, a existência de conflito de interesses.O Conselho Editorial decide quanto à publicação de artigos de convidados externos de alta relevância da área de Educação. Como instrumento de intercâmbio a Revista prioriza mais de 70% de seu espaço para a divulgação de resultados de pesquisa externos à UFMT.

 

Políticas de Seção

E-book

Editores
  • Dioneia Trindade
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Cultura Escolar e Formação de Professores

Socializar resultados de pesquisas científicas acerca dos processos de formação de professores em todos os níveis e formas, privilegiando estudos que se referem a formação docente inicial e continuada, estruturas curriculares e organizativas, processos avaliativos, práticas do cotidiano da escolarização; currículos, procedimentos e técnicas didático-pedagógicas, incluindo culturas escolares e as diversas formas de linguagem nos processos educativos, englobando a educação a distância, inclusão digital, aprendizagem em rede, com destaque nos processos de comunicação, interação e mediação.

Editores
  • Filomena Maria MONTEIRO
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Educação e Psicologia

Promover a socialização de resultados de pesquisas científicas da área de Educação, com interfaces no campo da Psicologia e suas diferentes abordagens. Prioriza investigações que se valem de perspectivas plurimetodológicas em níveis e modalidades diversos do campo educativo em consonância com as Ciências Psicológicas.

Editores
  • Daniela Andrade
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Educação, Poder e Cidadania

Socializar resultados de pesquisas científicas acerca dos fenômenos educacionais em suas distintas dimensões e contextos, articulando, fundamentalmente, categorias provenientes da sociologia, ciência política, filosofia e antropologia. Elege, pois, a educação como núcleo temático, em interface com campos de pesquisa em políticas públicas, educação popular e movimentos sociais.

Editores
  • Maria Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Educação Ambiental

Busca divulgar dados de pesquisas científicas compreendendo as trajetórias construídas no campo da investigação em educação ambiental por meio de três dimensões filosóficas interligadas, ainda em plena construção: (1) um campo epistemológico de saberes, reconhecendo que a linguagem científica dialoga com outros conhecimentos tradicionais, populares ou biorregionais; (2) um campo praxiológico de refletir sobre as vivências, tanto inscritas em metodologias clássicas como buscando criar novas formas de concretizar as diversas “educações ambientais”; e (3) um campo axiológico que considere a ética, os valores e as lutas socioambientais, essencialmente no desejo de promover a inclusão social com cuidados ecológicos.

Editores
  • Michelle Jaber
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

História da Educação

Divulgar investigações historiográficas sobre a Educação, tomada sob perspectiva local, regional ou nacional, assim como estudos acerca de questões teórico-metodológicas da História da Educação.

Editores
  • Elizabeth Sá
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Educação em Ciências e Matemática

Esta sessão recebe artigos sobre as temáticas pertinentes à Educação em Ciências e Educação Matemática e suas tecnologias. É destinada, preferencialmente, a publicação de artigos, resultados de pesquisas, e tem como objetivo difundir e fortalecer o desenvolvimento de investigações e inovações sobre problemas educativos específicos da área. Oferece a oportunidade de divulgação e de reflexão acerca dos rumos que tomam as pesquisas ligadas a Educação em Ciências e Educação Matemática. Visa ainda, a partir de suas publicações, cumprir com a função social e acadêmica da pesquisa, oferecendo subsídios para a devida compreensão das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e para a educação das novas gerações de docentes e pesquisadores.

Editores
  • Tania Maria Beraldo
  • Marta Maria Darsie
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas de leitura, resumos e resenhas

Divulgação de notas, resumos e resenhas acerca de obras pertinentes ao campo educacional

Editores
  • Dioneia Trindade
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Informes da pós-graduação e da pesquisa

Compartilhar notícias sobre a pós-graduação, principalmente no tocante ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Editores
  • Marcia Ferreira
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos recebidos para publicação são submetidos à seleção prévia do editor científico da seção a que se destina o texto. As seções estão circunscritas às seguintes temáticas: Cultura Escolar e Formação de Professores; Educação, Poder e Cidadania; Educação e Psicologia; Educação Ambiental; História da Educação; Educação em Ciências e Matemática. Posteriormente, os textos são encaminhados sem identificação de autoria, ao julgamento de pareceristas designados pelo Conselho Científico. Cópias do conteúdo dos pareceres são enviadas aos autores, caso estes solicitem, sendo mantidos em sigilo os nomes dos pareceristas. Ajustes sugeridos pelos avaliadores são efetuados em conjunto com o autor, no entanto, com reserva do anonimato de ambos. A avaliação é realizada pelo Conselho Consultivo da Revista ou outros avaliadores ad hoc, os quais levam em conta o perfil, a linha editorial da Revista, o conteúdo, a relevância e qualidade das contribuições. Todos os trabalhos são submetidos a dois pareceristas, especialistas na área. Havendo pareceres contraditórios, o Conselho Científico encaminha o manuscrito a um terceiro parecerista. Na última edição do ano, é publicada a relação dos pareceristas que contribuíram com as edições no período em pauta.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

ANPEd http://www.anped.org.br/app/webroot/files/file/qualis2012.pdf

Capes –Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – PERIODICOS.CAPES http://www-periodicos-capes-gov-br.ez52.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome

CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades www.lib.umn.edu/indexes/moreinfo?id=12419

Diadorim http://diadorim.ibict.br/handle/1/375

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia http://www.ibict.br/

IRESIE – ÌNDICE DE Revista de Educación Superior y Investigación Educativa – UNAM Universidad Autónoma del México http://132.248.192.241/~iisue/www/seccion/bd_iresie/

LATINDEX http://www.latindex.unam.mx/buscador/resBus.html?opcion+2exacta+&palabra=RevistaEducacaoPublica

PKP – Public Knowledge Project http://pkp.sfu.ca/ SciELO –

EDUC@ http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_serial&lng=pt&pid=2238-2097

WebQualis http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam



R. Educ. Públ. Cuiabá:UFMT. Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança. Cuiabá-MT, Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, sala 02 térreo.. CEP: 78.060-900 – Telefone: (65) 3615-8466Homepage: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica>E-Mail: rep@ufmt.br

 

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