Revista Corpoconsciência, v. 22, nº1, jan./abr., 2018, Suplemento 1, II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP

					Visualizar Revista Corpoconsciência, v. 22, nº1, jan./abr., 2018, Suplemento 1, II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP

O “Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC” (CONIPE) foi promovido pela segunda vez em 2018, nas instalações do SESC Campinas, com apoio científico do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) da FCA/UNICAMP e apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Constituído como um espaço de reflexão e produção de conhecimentos, o tema central desta edição do CONIPE foi “Personagens e influências no desenvolvimento do esporte da participação ao alto rendimento”, sendo usado o nome público simplificado “O esporte e seus Atores”. Ao vislumbrar reflexões a partir desta tema, buscamos trazer o holofote para o esporte brasileiro, em uma proposta que procurou relacioná-lo ao avanço científico, prático e tecnológico e suas ressonâncias na vida contemporânea, sendo a temática abordada por convidados nacionais e internacionais em conferências, mesas redondas, minicursos e apresentação de pôsteres e simpósios temáticos.

Esta segunda edição fortaleceu o CONIPE como um evento científico bianual, envolvendo a participação de pesquisadores vinculados aos centros de referência internacional na área de Pedagogia do Esporte, em interface com os principais pesquisadores com destaque nacional. Também se consolidou como um espaço para profissionais de Educação Física e Esporte com destacada competência prática na área de Pedagogia do Esporte, na medida em que foi organizado um programa com diversidade de atividades, desde conferências até mini-cursos práticos. Outro ponto que destacamos neste documento foi o aceite de trabalhos nas categorias “científico” e “relatos de experiência”, o que atraiu tanto pesquisadores de destaque nacional e internacional na área de Pedagogia do Esporte, como a comunidade da prática que pôde apresentar programas e ações inovadores neste campo de atuação. Tal demanda se mostra ainda mais necessária após a denominada “década dos megaeventos” no Brasil, em que elevados investimentos foram feitos no esporte, mas as consequências e durabilidade dos desdobramentos decorrentes ainda são incertos.

Como um evento científico promotor de uma área de pesquisa aplicada, a Pedagogia do Esporte, foi intenção promover a mediação entre universidade e campos de formação e intervenção profissional em Educação Física e Esporte. Assim, dentre o público alvo estavam coordenadores de curso, docentes e discentes sobre as ações desenvolvidas em prol da qualificação profissional de egressos das instituições, assim como houve também a preocupação em divulgar as contribuições de laboratórios, núcleos e grupos de pesquisa para o fomento da produção cientifica e inovação tecnológica sobre a Pedagogia do Esporte. Por fim, instituições promotoras do esporte e do desenvolvimento continuado de profissionais da Educação e Esporte foram igualmente alvo do CONIPE, com a presença de profissionais vinculados a Federações e Confederações esportivas, clubes, escolas, Sistema S, entre outras. Com a realização deste evento perspectivamos a melhoria na formação inicial nos Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Educação Física, a formação continuada e permanente nesta e em outras instituição, a produção e divulgação do conhecimento cientifico e tecnológico, a articulação e diálogo entre pesquisadores e profissionais da realidade nacional e internacional, visto a oportunidade de ampliação das discussões na comunidade acadêmica, cientifica e profissionais da área.

Isto posto, os principais objetivos do CONIPE 2018 foram:

- Disseminar conhecimentos produzidos na área de formação e investigação em Pedagogia do Esporte;

- Oportunizar a profissionais e estudantes o intercâmbio e a troca de experiências no que diz respeito à intervenção profissional das diferentes idades e múltiplos cenários, nas áreas de metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte;

- Divulgar e dar visibilidade às ações desenvolvidas para melhoria da qualidade da formação e intervenção profissional, bem como para fortalecer a investigação sobre a Pedagogia do Esporte;

- Capacitar pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de investigação científica que atendam às demandas atuais da sociedade e de fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física e Esporte.

Dentre os convidados e mediadores, o CONIPE 2018 reuniu investigadores de laboratórios e  programas de pós-graduação nacionais (FCA/UNICAMP/SP, FEF/UNICAMP/SP, EEFE/USP/SP, EEFERP/USP/SP, EACH/USP/SP, UNESP/Rio Claro/SP, UNISANTA/SP, UFSC/SC, UEL/PR, UNEMAT/MT, UNIJUÍ/RS, UFC/CE, UFAM/AM e internacionais (University of Strathclyde/Escócia,  Leeds University/Inglaterra, Universidade de Extremadura/Espanha e Instituto Universitário da Maia/Portugal); outras instituições importantes para o desenvolvimento do esporte e de pesquisas em esporte no país foram contampladas, estando entre os convidados nacionais representantes do SESC/SP, Federação Paulista de Futebol e Instituto Esporte e Educação; do contexto internacional, foi convidado um representantes do Comitê Olímpico e Paralímpico Noruguês.

Quanto aos trabalhos recebidos, estes foram organizados em 8 linhas, sendo quatro delas para trabalhos científicos e 4 para relatos de experiência, a saber:

- Relatos de experiência: (i) Esporte e infância; (ii) Esporte, adolescência e juventude; (iii) Esporte e adultos; (iv) Esporte e idosos (Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 1, jan./abr., 2018, Suplemento 2)

- Científicos: (i) Metodologia de ensino-treino do esporte; (ii) Formação de Treinadores Esportivos e Professores de Educação Física; (iii) Análise de Jogo e Avaliação Pedagógica em Educação Física e Esporte; (iv) Gestão de Projetos e Programas de Educação Físca e Esporte (Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 1, jan./abr., 2018, Suplemento 1)

Neste documento apresentamos os Anais do 2º. Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, convidamos a todos para ler os 269 resumos aceitos para publicação (dos 392 enviados para avaliaçlão), entre trabalhos científicos e relatos de experiência, vindos de 5 países e de 13 diferentes estados brasileiros.

Boas leituras!

Publicado: 2018-07-24

Edição completa