O DEBATE CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS DESDOBRAMENTOS EXPRESSOS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Kleber Tuxen Carneiro kleber2910@gmail.com
    Universidade Federal de Lavras/MG – DEF – Departamento de Educação Física. http://orcid.org/0000-0003-0826-6172
  • Bruno Adriano Rodrigues Silva b.adriano_rs@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Lavras/MG – DEF – Departamento de Educação Física.
  • Bianca Stefany da Costa Santos bsantoslife@gmail.com
    Universidade Federal de Lavras/MG – DEF – Departamento de Educação Física.

Palavras-chave:

Epistemologia, Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Educação Física.

Resumo

O artigo analisou os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos no curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade no estado de Minas Gerais, produzidos entre os anos de 2010 e 2016. Conjeturou-se que o debate mais amplo no campo científico da Educação Física reverberou nas escolhas que fundamentaram e subsidiaram tais produções. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa sob pressupostos qualiquantitativos. Os resultados evidenciaram um número expressivo de TCC que analisaram a temática da Educação Física escolar, porém, perfaz um percentil tímido, visto que não equivale nem a metade do total de trabalhos. O cenário se complexifica à medida que a soma do número de TCC que analisaram outras temáticas quase se equipara aos das pesquisas que observaram o espaço escolar, visto se tratar de um curso de licenciatura. Diante do cenário cotejado, entende-se que uma saída auspiciosa seria pensar perspectivas científicas interdisciplinares, por intermédio de uma epistemologia da prática.

Biografia do Autor

Kleber Tuxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras/MG – DEF – Departamento de Educação Física.

Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento, Mestrado e Doutorado em Educação Escolar. Desenvolve Estágio de Pós-Doutoramento junto a FCA/Unicamp. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras/MG – DEF – Departamento de Educação Física, tal como no programa de Mestrado em Educação da mesma instituição.

Bruno Adriano Rodrigues Silva, Universidade Federal de Lavras/MG – DEF – Departamento de Educação Física.

Licenciado em Educação Física; Mestre e Doutor em Educação, com Estágio de Pós-Doutoramento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob o escrutínio das políticas para Educação em tempo integral. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras/MG – DEF – Departamento de Educação Física.

Bianca Stefany da Costa Santos, Universidade Federal de Lavras/MG – DEF – Departamento de Educação Física.

Licenciada em Educação Física. Com especialização em dança e atividades rítmicas.

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Publicado

2019-04-03

Como Citar

Carneiro, K. T., Silva, B. A. R., & Santos, B. S. da C. (2019). O DEBATE CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS DESDOBRAMENTOS EXPRESSOS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Corpoconsciência, 23(1), 25–36. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7656

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