PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Laercio Claro Pereira Franco lalaplim@uol.com.br
    METROCAMP – Campinas
  • Alexander Klein Tahara alexipatinga@yahoo.com
    UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz Ilhéus/BA
  • Suraya Cristina Darido surayacd@rc.unesp.br
    UNESP/Rio Claro

Palavras-chave:

State Curriculum Proposals, Physical Education, Adventure Body Practices, National Base Curriculum

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a presença das práticas corporais de aventura (PCA), dentro das Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Foi realizada uma análise documental e constatou-se que apenas 6 Estados federativos apresentam em suas propostas o conteúdo relacionado às PCA, e em apenas 2 destes Estados há propostas mais bem sistematizadas e organizadas. Torna-se necessário traçar relações e refletir acerca das diretrizes e proposições da Base Nacional Comum Curricular, uma vez que este documento enfatiza o ensino das PCA como um conteúdo da Educação Física, que deve ser tratado e discutido em aulas na escola.

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Franco, L. C. P., Tahara, A. K., & Darido, S. C. (2018). PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Corpoconsciência, 22(1), 66–76. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6022