A EDUCAÇÃO FÍSICA E A “VIRADA CULTURALISTA” DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DE MAURO BETTI E VALTER BRACHT

Autores

  • Marcelo Costa orphencelo@gmail.com
  • Felipe Quintão de Almeida fqalmeida@hotmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Linguagem, Epistemologia, Corpo, Conhecimento

Resumo

O artigo discute o “dilema culturalista” no campo da Educação Física brasileira sob o olhar de dois importantes autores: Mauro Betti e Valter Bracht. As propostas de cunho culturalista foram muito relevantes para o campo, pois, além de proporcionarem diversos avanços epistemológicos, embasaram a construção de diversas diretrizes curriculares produzidas no Brasil. Após caracterizar o dilema e a ambiguidade que o encerra, descreve os modos pelos quais Mauro Betti e Valter Bracht o problematizaram.

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Costa, M., & Almeida, F. Q. de. (2018). A EDUCAÇÃO FÍSICA E A “VIRADA CULTURALISTA” DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DE MAURO BETTI E VALTER BRACHT. Corpoconsciência, 22(1), 1–12. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5222