MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

Palavras-chave:

Motivação, Educação Física, Alunos

Resumo

O presente estudo teve como objetivo revisar os artigos originais sobre motivação de estudantes nas aulas de Educação Física publicados em periódicos científicos brasileiros desta área do conhecimento. O estudo se caracteriza como uma revisão sistemática, a qual utilizou as equações de pesquisa: motivação e aluno*, motivação e estudante*. O âmbito da pesquisa contemplou os periódicos brasileiros da Educação Física, classificados nos estratos A2 a B2 (WebQualis 2013 a 2016), adotando-se critérios de inclusão (estudantes brasileiros, Ensino Fundamental e Médio, artigos originais) e exclusão (modalidades de educação, atividades extracurriculares, artigos de revisão). Foram selecionados 10 artigos, publicados de 2000 a 2012 (estrato B1). Os principais resultados dos estudos sobre motivação nas aulas de Educação Física demonstraram que a maioria dos alunos gosta e sente-se satisfeita em participar das aulas desta disciplina. Contraditoriamente, o principal fator motivacional e desmotivacional nas aulas de Educação Física é a aprendizagem das modalidades esportivas.

Biografia do Autor

Caroline Herzer Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciada em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Larissa Fernanda Porto Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Grupo de Estudo em Práticas Pedagógicas da Educação Física (GEPRAPEF). Voluntária no Instituto Baby Basquetebol Cidadania do Programa Basquetebol Para Todos (2013 - atual).

Raquel Krapp do Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (2016). Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (GEPRAPEF), vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF). Atua principalmente nos seguintes temas: carreira docente, desenvolvimento profissional, qualidade de vida, satisfação no trabalho, formação esportiva, basquetebol.

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Mestre em Educação Física (2009) e Doutora em Educação Física (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunta do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos em Práticas Pedagógicas da Educação Física (GEPRAPEF), vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Curricular Supervisionado, carreira docente, desenvolvimento profissional, nível de satisfação profissional, formação esportiva, basquetebol, avaliação do desempenho, treinamento técnico-tático.

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Publicado

2017-08-02

Como Citar

Moreira, C. H., Maciel, L. F. P., Nascimento, R. K. do, & Folle, A. (2017). MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO. Corpoconsciência, 21(2), 67–79. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786

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