AULAS DE RECREAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE CONTEÚDOS E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Recreação, Desenvolvimento humano, Ensino fundamental

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre os conteúdos das aulas de recreação ministradas por professores com formação em pedagogia, licenciatura em matemática e ciências biológicas, em uma escola de rede municipal localizada no município de Cáceres-MT. As observações foram realizadas por acadêmicos/as vinculados ao subprojeto PIBID-EF – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e utilizou como técnica de coleta de dados a observação participante e a análise documental dos registros em caderno de campo. Foram observadas 08 turmas dos anos iniciais do ensino fundamental com olhares voltados para as atividades efetivadas com os alunos/as, inferindo sobre sua adequabilidade para os períodos de desenvolvimento humano. Com base no averiguado é perceptível destacar que os períodos destinados às atividades recreativas não possibilitam aos estudantes acessar o repertório adequado das diferentes práticas corporais possíveis no componente curricular da Educação Física.

Biografia do Autor

Riller Silva Reverdito, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Adventista de São Paulo (FAH/UNASP), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (FACIS/UNIMEP), na área de concentração Movimento Humano, Cultura e Educação, e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), na área de Biodinâmica do Movimento e Esporte. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso (FACIS/UNEMAT). Atua na área de Educação Física e Esporte, na linha de pesquisa Movimento Humano, Esporte e Educação, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Desenvolvimento Positivo dos Jovens e Avaliação de Impacto Social.

João Carlos Martins Bressan, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Especialista em tecnologias da educação pela Pontifícia Universidade Católica /RJ (2010) e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí/PR (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso e coordenador de área do (PIBID) do curso de Educação Física. Participa como professor pesquisador em dois grupos de pesquisa, quais sejam: Grupo de pesquisa em educação matemática (UFMT) e Laboratório de estudos aplicados em pedagogia do esporte (LEAPE/UNEMAT). Tem experiência na área de Educação; Formação de Professores, com ênfase em Educação Física

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Publicado

2016-12-23

Como Citar

Tavares, M. de A., Tessaro, E. C., Palermo, K. V. M., Reverdito, R. S., & Bressan, J. C. M. (2016). AULAS DE RECREAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE CONTEÚDOS E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA. Corpoconsciência, 20(2), 1–9. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4211

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