O PET – ENGENHARIA FLORESTAL EXTENSIVO: AMOSTRAGEM DE ESCOLHA PROFISSIONAL APLICADA EM UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, MATO GROSSO

Autores

  • Sheila Espíndola de Matos sheila.espindola.matos@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jean Carlos do Carmo Carvalho jeancarlos-carvalho@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mariana Peres de Lima Chaves e Carvalho marianaperes@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

cursos superiores, orientação profissional, avaliação vocacional

Resumo

A amostragem, realizada pelo Programa de Educação Tutorial do Grupo Engenharia Florestal, objetivou avaliar a aceitação e esclarecer possíveis dúvidas sobre o curso de graduação em Engenharia Florestal, da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, com os alunos de segundo grau, na escola estadual Professor Feliciano Galdino, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento, estado de Mato Grosso. Foi aplicado um breve questionário, em uma feira de profissões, distribuído aleatoriamente, após a passagem dos alunos por um estande, que continha algumas áreas de atuação da Engenharia Florestal. Os resultados obtidos demonstraram a aceitação da feira de profissões pelo corpo discente da instituição e os esclarecimentos das dúvidas sobre a profissão de engenheiro florestal. Portanto, pode-se concluir que esse tipo de trabalho é importante no esclarecimento e direcionamento da escolha profissional futura, pois subsidia conhecimentos sobre a verdadeira realidade de cada profissão de nível superior  como um trabalho de extensão à comunidade externa e com carência em recursos educacionais.

Biografia do Autor

Sheila Espíndola de Matos, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluno(a) de Graduação em Engenharia Florestal da UFMT, bolsista PET/UFMT

 

Jean Carlos do Carmo Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluno(a) de Graduação em Engenharia Florestal da UFMT, bolsista PET/UFMT

Mariana Peres de Lima Chaves e Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso

Programa de Educação Tutorial – PET Engenharia Florestal / UFMT

Professora do Departamento da Engenharia Florestal

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

MATOS, S. E. de; CARVALHO, J. C. do C.; CARVALHO, M. P. de L. C. e. O PET – ENGENHARIA FLORESTAL EXTENSIVO: AMOSTRAGEM DE ESCOLHA PROFISSIONAL APLICADA EM UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, MATO GROSSO. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 6, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6873. Acesso em: 28 mar. 2024.