Passos iniciais de uma intervenção de Psicologia Escolar em escolas públicas de Rondonópolis

Autores

  • Nivaldo Alexandre de Freitas nivafreitas@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Durval Davi Alves Lacerda nivafreitas@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Elayne Eva Borges Araujo nivafreitas@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Nilza de Sousa Oliveira Dias nivafreitas@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rannyelle Dias dos Santos nivafreitas@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Educação inclusiva, Diversidade, Formação humana.

Resumo

O artigo descreve o início de uma intervenção em escolas públicas na cidade de Rondonópolis (MT), realizada por estagiários da disciplina de Estágio Específico em Psicologia Escolar e por extensionistas em Psicologia Escolar, do Curso de Psicologia da UFMT. A intervenção se deu ao longo de 2016 em duas escolas. Seu objetivo era refletir junto a seus agentes sobre a formação de crianças e jovens, problematizando as dificuldades de aprendizagem e apoiando as atividades de inclusão. No decorrer da intervenção, buscou-se incentivar a comunicação entre sala regular e sala de recursos, relação que deve existir para possibilitar elementos importantes para o convívio humano com a diversidade. São descritas algumas observações feitas em sala regular e destacados alguns aspectos do funcionamento da sala de recursos. Também são expostas algumas dificuldades encontradas neste início do processo de intervenção, que se dá pela primeira vez nestas escolas. Quanto aos resultados obtidos, foi possível acompanhar o cotidiano de alguns alunos e algumas salas de aula e obter subsídios para aprofundar esta intervenção nos próximos anos com a finalidade de propiciar a autonomia dos jovens estudantes em relação à sua formação, elemento que contribui também para mudanças positivas na comunidade, de acordo com o que se espera de atividades de extensão universitária.

Biografia do Autor

Nivaldo Alexandre de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia. Doutor em Psicologia Escolar.

Durval Davi Alves Lacerda, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia. Graduando(a) em Psicologia.

Elayne Eva Borges Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia. Graduando(a) em Psicologia.

Nilza de Sousa Oliveira Dias, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia. Graduando(a) em Psicologia.

Rannyelle Dias dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia. Graduando(a) em Psicologia.

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Publicado

2018-06-25

Como Citar

FREITAS, N. A. de; LACERDA, D. D. A.; ARAUJO, E. E. B.; DIAS, N. de S. O.; SANTOS, R. D. dos. Passos iniciais de uma intervenção de Psicologia Escolar em escolas públicas de Rondonópolis. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 6, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6871. Acesso em: 19 abr. 2024.