VOZES E VIOLÃO: DAS CANÇÕES HETERONORMATIVAS ÀS IMPLICAÇÕES NA/DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EXTENSÃO

Autores

  • Johnny Chaves de Oliveira jochaleira@hotmail.com
    Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
  • Maria Graziela Souza faleconosco@asab.org.br
    Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Música, Gênero, Sexualidade, Extensão Universitária

Resumo

O presente trabalho objetiva esmiuçar as partituras didáticas do curso de extensão “Heteronormatividade, Currículo Oculto e Políticas Sociais” enunciadas por meio de experiências musicais significativas envolvendo gênero e sexualidade, e as suas interseções com o âmbito das políticas educacionais. Uma litania discursiva composta por relações de força, reflexões heteronormativas e múltiplas vozes circunscritas pelas nuances curriculares e atividades pedagógicas de uma extensão universitária de 60 horas, realizada com 19 participantes, no segundo semestre de 2016 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O objetivo é apresentar os desdobramentos das atividades pedagógicas desenvolvidas voltadas para uma promoção da diversidade e respeito aos direitos humanos.   Como resultado, temos os desafios das temáticas na formação dos/as profissionais tanto do Serviço Social quanto da Psicologia e da Pedagogia. Articula-se um diálogo com as interlocuções das autoras Simone de Beauvoir, Judith Butler e Joan Scott e com os autores do campo do currículo como Tomas Tadeu da Silva. Para tanto, o currículo, em diferentes níveis de ensino, é considerado um artefato cultural multifacetado, constituído a partir de uma polifonia de vozes e atores veiculada a uma noção de ambiguidade, forças políticas e diversidade de sentidos. Portanto, ousa-se entoar uma trilha sonora ensaística e crítica diante da profusão de elementos para a temática do gênero e da sexualidade na atuação profissional, contextualizando as canções e as práticas pedagógicas na formação continuada no ensino superior.

Biografia do Autor

Johnny Chaves de Oliveira, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Especialista em Gênero e Sexualidade e Mestrando em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação (PUC-RIO)

Pedagogo e Coordenador Pedagógico no Projeto Segundo Tempo – Forças no Esporte

 

Maria Graziela Souza, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Assistente Social da Associação Solidária Amigos de Betânia – ASAB

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Publicado

2018-06-25

Como Citar

OLIVEIRA, J. C. de; SOUZA, M. G. VOZES E VIOLÃO: DAS CANÇÕES HETERONORMATIVAS ÀS IMPLICAÇÕES NA/DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EXTENSÃO. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 6, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6868. Acesso em: 28 mar. 2024.