EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL, HÁBITOS ALIMENTARES E PRÁTICAS FÍSICAS EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SINOP-MT

Autores

  • Gisele Facholi Bomfim gifalcholi@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Nádia Aléssio Velloso gifalcholi@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Márcia Carolina de Siqueira Paese gifalcholi@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marcel Augusto Mezacasa gifalcholi@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Carolina da Silva gifalcholi@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

adolescentes, autoimagem, obesidade, transtorno alimentar

Resumo

A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano marcada por alterações de ordem física, psíquica e social. Essas transformações são vividas enlaçadas por dúvidas relacionadas à autoaceitação, relacionamentos e saúde. A alimentação faz parte dessas transformações e está relacionada com as necessidades corporais, socioculturais e emocionais. Em vista disso, os transtornos alimentares (bulimia, anorexia e obesidade) têm acometido muitos adolescentes atualmente, tornando-se um problema de saúde pública. Em estudo prévio, foi avaliada a prevalência de adolescentes, entre 13 e 17 anos, obesos e com sobrepeso, nas escolas de Sinop-MT e verificou-se que cerca de 26% dos adolescentes estudados encontram-se acima do peso ideal. Adicionalmente constatou-se também a presença de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia nesses adolescentes, o que torna fundamental a informação e educação em saúde nesta fase.Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar ações de educação e conscientização aos adolescentes das escolas do município a respeito dos transtornos alimentares e promover a aceitação de sua autoimagem. Para tanto, foram realizadas algumas dinâmicas com aproximadamente 900 alunos de quatro escolas do Ensino Médio do município de Sinop-MT, entre elas a apresentação de vídeos com conteúdo alarmante sobre os transtornos alimentares, testes interativos, informações breves no estilo “você sabia?” e por fim a apresentação de um teatro baseado na obra “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de provocar uma reflexão nos adolescentes sobre seu estilo de vida, levando-os a visualizarem a necessidade de mudança em seus hábitos, conscientizando-os a respeito dos cuidados com o seu corpo, visando diminuir a insatisfação com sua imagem corporal.

Biografia do Autor

Gisele Facholi Bomfim, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do Instituto de Ciências da Saúde/UFMT Campus Sinop

Nádia Aléssio Velloso, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do Instituto de Ciências da Saúde/UFMT Campus Sinop

Márcia Carolina de Siqueira Paese, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do Instituto de Ciências da Saúde/UFMT Campus Sinop

Marcel Augusto Mezacasa, Universidade Federal de Mato Grosso

Acadêmico do curso de graduação em Medicina/Instituto de Ciências da Saúde/UFMT Campus Sinop

Ana Carolina da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Acadêmica do curso de graduação em Farmácia/Instituto de Ciências da Saúde/UFMT Campus Sinop

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

BOMFIM, G. F.; VELLOSO, N. A.; PAESE, M. C. de S.; MEZACASA, M. A.; SILVA, A. C. da. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL, HÁBITOS ALIMENTARES E PRÁTICAS FÍSICAS EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SINOP-MT. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 6, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6863. Acesso em: 18 abr. 2024.