EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: Prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

  • Alana Celoni lanna.celoni.ac@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luciene Mantovani da Silva Andrade lumasil.enf@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cezar Augusto da Silva Flores cezarflores2010@gmail.com
  • Neide Tarsila da Costa Araújo neidetarsilaufmt@gmail.com
  • Patrícia Reis de Souza patriciareisenfermagem@hotmail.com

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Aconselhamento. Enfermagem em Saúde Comunitária. Desenvolvimento da Comunidade. Estilo de vida.

Resumo

A implantação de medidas que influenciam na melhora da qualidade de vida e no estilo de vida, incidem positivamente como fator protetor para o não desenvolvimento ou controle de doenças crônicas não transmissíveis, atingindo cerca de 40% da população brasileira. O presente artigo foi resultado do projeto de extensão, cadastrado no SIGProj sob o N° 160320161459131217, desenvolvido no ano de 2016 pelos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, conjuntamente com a Escola Municipal Professor Jurandir Liberino Mesquita no município de Sinop/MT. As ações educativas foram trabalhadas com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando à prevenção e a promoção da saúde. As atividades de extensão foram realizadas durante encontros que ocorriam semanalmente na escola. Foram utilizados, cartazes, recursos e dinâmicas para facilitar no aconselhamento. Participaram das ações 41 estudantes, entre 15 a 75 anos de idade, de ambos os sexos. Observamos que as pessoas com estilo de vida sedentário e hábitos de vida prejudiciais à saúde tendem a desenvolver doenças crônicas, esses hábitos se somam aos antecedentes familiares como fator relevante para o risco. A conscientização das condições saudáveis à saúde facilita no processo de mudança do estilo de vida das pessoas, através da prevenção e promoção da saúde.

Biografia do Autor

Alana Celoni, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso,
Campus Universitário de Sinop. Acadê-
mica do 8º Semestre do Curso de Enfermagem. Rua Dracenas nº 1472, Jardim
das Violetas, Sinop/MT. (66)99997-9588.

Luciene Mantovani da Silva Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Campus Universitário de Sinop. Enfermeira. Mestre em Educação.

Cezar Augusto da Silva Flores

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Campus Universitário de Sinop. Enfermeiro e Pedagogo. Mestre em Educação.

Neide Tarsila da Costa Araújo

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Campus Universitário de Sinop. Enfermeira. Mestre em Educação.

Patrícia Reis de Souza

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Campus Universitário de Sinop. Enfermeira. Doutora em Ciências.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

CELONI, A.; ANDRADE, L. M. da S.; FLORES, C. A. da S.; ARAÚJO, N. T. da C.; SOUZA, P. R. de. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: Prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 6, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6836. Acesso em: 25 abr. 2024.