PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA PRÁTICA ORQUESTRAL

Autores

Palavras-chave:

Inclusão social, Extensão em prática orquestral, Ensino coletivo

Resumo

O Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte da Universidade Federal de Mato Grosso realizou, no Quilombo de Mata Cavalo, em parceria com a comunidade quilombola e a Escola Estadual Quilombola “Tereza Conceição de Arruda' (E.E.T.C.A.) o projeto de extensão: Escolas Sustentáveis no Quilombo de Mata Cavalo. Mata Cavalo está localizado na zona rural do Município de Nossa Senhora do Livramento, distante aproximadamente 55 km de Cuiabá. Participaram deste projeto professoras, estudantes de pós-graduação e graduação ligados ao GPEA/UFMT, Professores, estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e da educação de jovens e adultos (EJA) da E.E.T.C.A. e moradores do quilombo. O projeto teve como objetivo realizar processo formativo em Educação Ambiental com a comunidade escolar e seu entorno, com ênfase na construção de espaços educadores sustentáveis. O projeto foi desenvolvido durante 4 meses e culminou com a construção da Casa da Cultura, Projeto Ambiental Escolar Comunitário escolhido pelas comunidades escolar e do entorno.

Biografia do Autor

Francieudo da Silva Torres, Universidade Federal de Campina Grande

Francieudo Torres é Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asuncíon, Especialista em Educação Musical pela Universidade Candido Mendes e Bacharel em Música (violoncelo) pela Universidade Federal da Paraíba.

Atualmente atua na área de Educação Musical como professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música no Departamento de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

TORRES, F. da S. PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA PRÁTICA ORQUESTRAL. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 5, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6472. Acesso em: 28 mar. 2024.