ESCOLAS SUSTENTÁVEIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO

Autores

  • Déborah Luíza Moreira Santana Santos demoreiranx@gmail.com
    Grupo Pesquisador em Educação Ambiental e Artes (GPEA/UFMT) Ong Instituto Caracol http://orcid.org/0000-0002-1825-0097
  • Regina Aparecida Silva rasbio@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Michelle Jaber Silva michellejaber@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Michèle Sato michelesato@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Quilombo, Escola Pública, Educação Ambiental, Escolas sustentáveis

Resumo

O Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte da Universidade Federal de Mato Grosso realizou, no Quilombo de Mata Cavalo, em parceria com a comunidade quilombola e a Escola Estadual Quilombola “Tereza Conceição de Arruda' (E.E.T.C.A.) o projeto de extensão: Escolas Sustentáveis no Quilombo de Mata Cavalo. Mata Cavalo está localizado na zona rural do Município de Nossa Senhora do Livramento, distante aproximadamente 55 km de Cuiabá. Participaram deste projeto professoras, estudantes de pós-graduação e graduação ligados ao GPEA/UFMT, Professores, estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e da educação de jovens e adultos (EJA) da E.E.T.C.A. e moradores do quilombo. O projeto teve como objetivo realizar processo formativo em Educação Ambiental com a comunidade escolar e seu entorno, com ênfase na construção de espaços educadores sustentáveis. O projeto foi desenvolvido durante 4 meses e culminou com a construção da Casa da Cultura, Projeto Ambiental Escolar Comunitário escolhido pelas comunidades escolar e do entorno.

Biografia do Autor

Déborah Luíza Moreira Santana Santos, Grupo Pesquisador em Educação Ambiental e Artes (GPEA/UFMT) Ong Instituto Caracol

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2005). Mestrado em Educação (2017) na linha de Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, e Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (2008), ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Participa ativamente do Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso. Tem experiência em Educação Escolarizada, Educação Ambiental, Educação Popular e Etnobotânica, atuando em projetos de Educação Ambiental, nos Movimentos Sociais no Estado de MT, e junto a populações em condição de vulnerabilidade.

Regina Aparecida Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação, Instituto de Educação; Bióloga – Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte - UFMT

 

Michelle Jaber Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, Departamento de Ensino e Organização Escolar; Bióloga – Grupo
Pesquisador em Educação Ambiental
Comunicação e Arte-UFMT

Michèle Sato, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, Departamento de Ensino e Organização Escolar; Bióloga – Grupo
Pesquisador em Educação Ambiental
Comunicação e Arte-UFMT

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

SANTOS, D. L. M. S.; APARECIDA SILVA, R.; JABER SILVA, M.; SATO, M. ESCOLAS SUSTENTÁVEIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 5, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6470. Acesso em: 24 abr. 2024.