As metodologias de ensino nos livros didáticos de História e Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Amanda Jacinto Mendes historia.ufmt@yahoo.com
    UFMT
  • Marta Maria Lopes historia.ufmt@yahoo.com

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar as metodologias de ensino sugeridas nos livros didáticos de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, verificando se as mesmas estão em consonância com as sugestões existentes nos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais. Pretende-se contribuir para que o professor de história aprofunde mais a sua crítica aos conteúdos propostos pelos livros didáticos, bem como se preocupe com as metodologias de ensino que os livros recomendam, uma vez que podem desencadear sentimentos e vivências com as quais o professor provavelmente não sabe lidar. Além disso, almeja-se conhecer as contribuições da Psicologia da Educação – motivação e persuasão, como suporte necessário para o melhor desenvolvimento das metodologias. Palavras-Chaves: Livros didáticos. Metodologias de ensino. Ciclos iniciais.

Publicado

2010-11-24