A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

Autores

  • Nhaára Da Vila Pereira Nhaara.bio2012@gmail.com
  • Jane Vignado janevignadoufmt@gmail.com
  • Iolanda Antônia da Silva email@nao.informado

Resumo

A interação entre o cotidiano e o conhecimento científico, através de práticas pedagógicas significativas, possibilita a construção de conhecimento a partir das necessidades dos sujeitos envolvidos. Relatamos uma experiência de formação de professores de Biologia, no curso de Licenciatura em Biologia-UFMT fundamentada nos diálogos com Paulo Freire e nos elementos da Investigação-Ação, os quais fornecem a base epistemológica da pesquisa investigativa e colaborativa como princípio educativo e como possibilidade de transformação da realidade. As análises partem de experiências desenvolvidas na disciplina de Prática de ensino de Ciências III do referido curso entre  os  anos de 2012-2015.  Os resultados sugerem que práticas pedagógicas  que favoreçam  a  reflexão cíclico-espiralado e implementada pela pesquisa, configura-se como estratégia articuladora do trabalho coletivo e colaborativo, como também  potencializadora  do pensar  crítico-reflexivo.

Biografia do Autor

Nhaára Da Vila Pereira

Acadêmica de Ciências Biológicas – Instituto de Biociências – Bolsista PIBID-  Universidade Federal de Mato Grosso. 

Jane Vignado

Professora Doutora do Instituto de Biociências 

Iolanda Antônia da Silva

Professora Mestre Instituto de Biociências / UFMT

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Publicado

2016-07-25