A vida instável dos conceitos: transformação e comparação, uma contribuição americanista – Apresentação ao artigo traduzido de Eduardo Viveiros de Castro

Autores

  • Diógenes Egidio Cariaga didioaems@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

10.48074/aceno.v5i10.8603

Resumo

A etnologia indígena produzida sobre os coletivos das terras baixas da América do Sul vêm desde a década de 1970 produzindo um conjunto de recursos analíticos, metodológicos e teóricos amparados numa revisão de conceitos sustentados por pesquisas etnográficas que procuraram demonstrar a especificidade da vida social ameríndia. Debates e sínteses que se dedicaram a refletir sobre questões como o tempo, o espaço, o parentesco e a corporalidade indicaram perspectivas etnográficas que tinham como foco e atenção as teorias indígenas sobre si e suas relações.

Neste contexto a produção de Eduardo Viveiros de Castro ocupa uma posição central (em conjunto com outras etnólogas e etnólogos) na renovação de paradigmas não apenas para a etnologia indígena, mas também para outras discussões temáticas da Antropologia. Trazer ao público a tradução deste artigo implica em um duplo movimento: um é tornar mais acessível a discentes que ingressam cada vez mais nas universidades em cursos de graduação e pós-graduação, através de políticas de ação afirmativa e que não puderam em sua trajetória estudantil acessar cursos de línguas estrangeiras a possibilidade de lerem este texto fundamental a contribuição americanista para a teoria antropológica. Deste modo, o segundo movimento é político e conceitual, pois a tradução para a língua portuguesa do texto de Viveiro de Castro (2004) compõe o projeto antropológico do autor de colocar a reflexão antropológica a favor de uma reconceituação radical sobre o que seja o social, colocando no centro da teoria antropológica as relações e suas variações para demonstrar a multiplicidade de pontos de vistas desestabilizando divisores canônicos como natureza e sociedade, assim como nós e eles.

Biografia do Autor

Diógenes Egidio Cariaga, Universidade Federal de Santa Catarina

Núcleo de Estudos de Povos Indígenas - PPGAS/UFSC

INCT Brasil Plural

Referências

BATESON, Gregory. Uma teoria da brincadeira e da fantasia. In: O discurso em mosaico – Cadernos do IPUB/Instituto de Psiquiatria, UFRJ. Rio de Janeiro, nº5 (2), 2000, p. 35-49.

CALAVIA SAÉZ, Oscar. Esse obscuro objeto da pesquisa. Um manual de métodos, técnicas e teses em Antropologia. Ilha de Santa Catarina, Edição do autor, 2013.

CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. São Paulo, Cosac &Naify, 2003.

KRENAK, Ailton. A potência do sujeito coletivo – Parte I. Revista Periferias. Rio de Janeiro, nº 2, vol. 2, 2018. Disponível em http://revistaperiferias.org/, acessado em 27/05/2019.

LIMA, Tânia S. O dois e seu múltiplo: reflexões sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi. Mana: Estudos em Antropologia Social. Rio de Janeiro. PPGAS/MN/UFRJ, nº 2(2), 1996, 21-47.

LÉVI-STRAUSS, Claude e ERIBON, Didier. De perto e de longe. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1990.

STRATHERN, Marilyn. O efeito etnográfico. In: O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo. Cosac &Naify, 2014, p. 345-406.

______. No limite de uma certa linguagem (Entrevista). Mana: Estudos em Antropologia Social. Rio de Janeiro. PPGAS/MN/UFRJ, nº 5(2), 1999, p. 157-175.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “Transformação” na Antropologia, transformação da “Antropologia”.Mana: Estudos em Antropologia Social. Rio de Janeiro. PPGAS/MN/UFRJ, nº 18 (1), 2012, p. 151-171.

______. “PerspectivalAnthropology and the method of controlled equivocation”. Tipití (Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America). 2 (1), 2004, p. 3-22.

¬¬______. Perspectivismo e multinaturalismo na América Indígena. In: A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo, Cosac &Naify, 2002a, p. 345-400.

______. O nativo relativo. Mana: Estudos em Antropologia Social. Rio de Janeiro. PPGAS/MN/UFRJ, nº 8(1), 2002b, p. 113-148.

______. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana: Estudos em Antropologia Social. Rio de Janeiro. PPGAS/MN/UFRJ, nº 2(2), 1996, 115-144.

ZEA, Evelyn M. S. O genitivo da tradução. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém, nº 1, vol. 3, 2008, p. 65-77.

Downloads

Publicado

2019-07-07