Nas contas do meu Rosário

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v4i7.5173

Resumo

As festas de Reinado ou Congado(a) são manifestações de caráter popular encontradas principalmente no estado de Minas Gerais, por todo seu interior e partes fronteiriças de estados vizinhos, como sul de Goiás, Espírito Santo e São Paulo. Inserido no chamado Catolicismo Popular, o Congado festeja Nossa Senhora do Rosário que, segundo a narrativa mítica, intercede pelos negros nos tempos do cativeiro, junto a santos católicos negros como São Benedito, Santa Efigênia, e outros. Além disso, a festa conta com alguns traços indígenas, como as guardas de Penacho ou Caboclos e, sobretudo, carrega elementos da cultura afro como a própria dança, turbantes, tambores, gungas, patangomes e outros instrumentos, revelando-se através de uma fusão de diversos elementos culturais.
O referido ensaio, realizado em 2016 ilustra a Comunidade Quilombola “Carrapatos de Tabatinga”, localizada na cidade de Bom Despacho, no centro-oeste de Minas Gerais. A comunidade é um quilombo urbano e se destaca pela militância nas causas quilombolas, com atuações políticas na Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais. A guarda da comunidade é chamada de “Moçambique São Benedito”, e tem como capitã Dona Sebastiana, também chamada de “Mãe Tiana”, a matriarca da comunidade que traz o título de primeira capitã de Moçambique do estado. Uma vitória de décadas que reforça ainda mais a luta da mulher negra quilombola em um Brasil ainda marcado por desigualdades sociais, raciais e de gênero. A espiritualidade e a luta política para os comunitários são indissociáveis, trazendo nas contas do Rosário a fé e a resistência quilombola.

Biografia do Autor

Leonardo Henrique Cruz Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa em 2008 e atualmente cursa Antropologia pela Univeersidade Federal de Minas Gerais, onde segue com pesquisas sobre manifestações religiosas em contexto quilombola, e povos e comunidades tradicionais

Downloads

Publicado

2017-10-18

Edição

Seção

Dossiê Temático