Cachaças de Paraty: A patrimonialização de uma uma tradição

Autores

  • Nathália Caroline Dias nathaliacdias90@gmail.com

DOI:

10.48074/aceno.v4i8.5109

Resumo

A cachaça, bebida alcoólica historicamente de origem brasileira, tem passado por profundas transformações materiais e simbólicas. Nesse sentido, pretendo analisar as transformações pelas quais as cachaças produzidas na cidade de Paraty (RJ) têm passado, particularmente, na última década, apresentando os resultados de entrevistas semiestruturadas realizados com os produtores locais. A partir das teorias acerca dos patrimônios culturais, parto do pressuposto de que as cachaças de Paraty caracterizam-se como um patrimônio cultural da cidade, apesar de oficialmente não o ser. No entanto, os alambiques reunidos na Associação de Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty possuem o certificado do governo federal de “Indicação de Procedência”, o que lhes certificam a “tradição” na produção da cachaça.  Sendo assim, com este trabalho, busco compreender como tal certificação atua como um mecanismo de “proteção” de um saber-fazer produzido em Paraty desde o século XVII, semelhante ao registro dos patrimônios imateriais.

Referências

ABREU, Regina. A emergência do patrimônio genético e a nova configuração do campo do patrimônio. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e Patrimônio. Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES E AMIGOS DA CACHAÇA DE PARATY. Disponível em: <http://www.apacap.com.br/index.php >. Acesso em: 5 mai. 2017.

BRASIL, Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/>. Acesso em: 5 mai. 2017.

CANCLINI, Néstor García. O porvir do passado. In: CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. 4.ed. São Paulo: Edusp, 2008.

CLIFFORD, James. A Experiência Etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

DURHAM, Eunice Ribeiro. Texto II. In: ARANTES, Antônio Augusto (org.). Produzindo o Passado. Estratégias para a construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da Pedra e Cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e Patrimônio. Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. 1.ed. 13. reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos Objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro, 2007 (Museu, memória e cidadania).

ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

VELHO, Gilberto. A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.

______. Patrimônio, Negociação e Conflito. Mana, Rio de Janeiro, vol. 12, n. 1, p 237-248, 2006.

UNESCO. Textos Base. Convenção de 2003 para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Paris: Unesco, 2012.

Downloads

Publicado

2018-04-14

Edição

Seção

Artigos Livres