Brincando de samba: as "rodas" fora da Política Patrimonial

Autores

  • Marcus Bernardes marcus.bernardes@hotmail.com
    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

10.48074/aceno.v4i7.4951

Resumo

Neste artigo apresento de forma geral o processo de patrimonialização do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. A partir dos grupos da cidade de Conceição do Jacuípe, pertencentes à Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), sinalizo as tradições dos sambas existentes justapostas à dimensão da Política Patrimonial. As “rodas” fora dessa política são enfatizadas através de uma etnografia dos Sambas no/do Sertão baiano, na cidade de Riachão do Jacuípe, foco central deste trabalho. 

Biografia do Autor

Marcus Bernardes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás. Professor substituo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, alocado no departamento de Ciências Sociais. Atua nas áreas: Sociologia da Cultura, Antropologia, Patrimônio Cultural e Culturas Populares.

Referências

ARANTES, Augusto A. Sobre inventários e outros instrumentos de salvaguarda do patrimônio cultural intangível: ensaio de antropologia pública. In: Anuário Antropológico 2007/2008. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 2009. p. 173-222

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O Trabalho do Antropólogo. Brasília, Paralelo 15; São Paulo, Unesp, 2006.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo, Ediouro, 1998.

FABIAN, Johannes. O Tempo e o Outro: como a antropologia estabelece o seu objeto. Petrópolis, Vozes, 2013.

IPHAN. Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Brasília, Dossiê IPHAN 4, Ministério da Cultura, 2007.

MERRIAM, Alan P. The Anthropology of Music. Evanston, Illinois, Northwestern University Press, 1964.

REPPOLHO, Givaldo José dos Santos. Dicionário Ilustrado de Ritmos e Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro, GJS Editora, 2012.

SANDRONI, Carlos. Samba de Roda, patrimônio imaterial da humanidade. Estudos Avançados. São Paulo, vol. 24, n. 69, 2010.

SCHECHNER, Richard. Pontos de Contato entre o pensamento antropológico e teatral. Cadernos de Campo. São Paulo, USP, n.20, 2011, p. 213-236.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo, Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2017-10-18

Edição

Seção

Dossiê Temático