Política, Cultura e Posse da terra na Fazenda Machadinha

Autores

  • Ana Claudia Cruz da Silva anaclaudiasilva@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense

DOI:

10.48074/aceno.v3i6.4330

Resumo

Este trabalho está baseado em uma pesquisa de cunho etnográfico realizada na comunidade certificada como remanescente de quilombo Fazenda Machadinha, situada na região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Tendo em vista a compra das terras pela prefeitura e o posterior reconhecimento de sua posse aos moradores através de um decreto municipal, seu objetivo é refletir sobre as limitações e implicações políticas relativas à elaboração do laudo antropológico de reconhecimento desta terra quilombola e à autonomia da comunidade nas relações travadas com o poder político local.

Biografia do Autor

Ana Claudia Cruz da Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Antropologia - UFF

Referências

BAYARDO, R. Cultura y desarrollo: ¿Nuevos rumbos y más de lo mismo? In NUSSBAUMER, G. M. (org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador, Edufba, 2007, p. 67-94.

BURITY, J. Cultura e desenvolvimento In NUSSBAUMER G. M. (org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador, Edufba, 2007, p. 51-65.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo, Cosac Naify, 2009.

CORDEIRO, Wellington. Em busca de uma africanidade. In: SILVA, Leonardo de Vasconcellos (org.). Machadinha: origem, história e influência. Quissamã/RJ, EDG Editora Gráfica, 2009, p. 62-71.

DALMASO, Flavia Freire. Relatório Antropológico da Comunidade de Machadinha/RJ. In: O’DWYER, Eliane Cantarino (org.). O fazer antropológico e o reconhecimento de direitos constitucionais. O caso das terras de quilombo no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, E-papers Serviços Ltda, 2012, p. 311-351.

FERNANDES, Raquel. Tidinho: o menino contador de histórias. Uma outra versão da história de Quissamã. Ilustrações de Wellington Carvalho. Quissamã, 2008.

GUATTARI, Félix e ROLNIK, Sueli. 1996. Cultura: um Conceito Reacionário? Micropolítica. Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, p. 15-24.

HANDLER, Richard. Is 'identity' a useful cross-cultural concept? In: GILLIS, John K. (org.). Commemorations. The Politics of National Identity. Princeton University Press, Princeton, 1994, p. 27-40.

HANNERZ, Ulf. Transnational Connections. Culture, People, Places. Routledge, London/New York. 1996.

HERZFELD, Michael. Antropologia. Prática Teórica na Cultura e na Sociedade. Petrópolis/RJ, Vozes, 2014.

LAMEGO, Alberto Ribeiro. A Planície do Solar e da Senzala. Rio de Janeiro, Livraria Católica, 1934.

MACHADO, Fábio da Silva. Fazenda Machadinha: Memória e Tradições Culturais em uma Comunidade de Descendentes de Escravos. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais. Fundação Getúlio Vargas, 2006 (Disponível em http://virtualbib.fgv.br/dspace/handle/10438/2115).

MATTOSO, Guilherme de Queirós. A festa do Fado de Quissamã. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. 2003 (Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/mattoso-guilherme-festa-do-fado.pdf).

MELO, Ricardo Moreno. Tambor de machadinha: devir e descontinuidade de uma tradição musical em Quissamã. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2006 (Disponível em www.cipedya.com/web/FileDownload.aspx?IDFile=159517).

SILVA, Leonardo de Vasconcellos (org.). Machadinha: origem, história e influência. Quissamã/RJ, EDG Editora Gráfica, 2009.

STRATHERN, Marilyn. O Gênero da Dádiva. Problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Campinas, Editora da Unicamp, 2006.

SITES CONSULTADOS:

INFORMAÇÕES DO BRASIL: http://www.informacoesdobrasil.com.br/dados/rio-de-janeiro/quissama/ - Acessado em 01/05/2012.

Boletim Eletrônico “Tempo em Curso”, Ano III: Vol. 3; no. 10, Outubro, 2011.

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural: http://www.inepac.rj.gov.br

Litoral Norte Fluminense: http://www.litoralnf.com/

Portal do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. http://www.inepac.rj.gov.br/modules.php?name=Guia&file=consulta_processo&idprocesso=123. Acesso em 02/06/2010.

Prefeitura de Quissamã: http://www.quissama.rj.gov.br.

Tribunal Superior Eleitoral: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores. Acesso em 28/05/2013.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Dossiê Temático