Gênero e sexualidade na formação docente em Cocalinho-MT: um estudo crítico do discurso

Autores

  • Márcio Evaristo Beltrão marcioevaristobeltrao@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Maria de Barros solmarbarros@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.48074/aceno.v3i5.3855

Resumo

Neste trabalho, propomos analisar, por meio da categoria de significado representacional do discurso e da transitividade dos processos, enunciados (discursos) proferidos por um docente da rede estadual de ensino de Mato Grosso e um mecânico heterossexual do gênero feminino, ambos da cidade de Cocalinho-MT. O objetivo da análise é identificar quais discursos dialogam nas instâncias discursivas dos dois participantes acerca de questões relacionadas a gênero e sexualidade, além de compreender em que medida a reflexão crítica, em cursos de formação continuada, contribui para a desestabilização de percepções de mundo naturalizadas. Como instrumento metodológico, são utilizadas a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003a), por meio da categoria analítica interdiscursividade, e a Linguística Sistêmico-Funcional, de Halliday (1994). Os resultados obtidos apontam que o curso sobre diversidades contribuiu para desestabilizar posicionamentos legitimados do docente participante da pesquisa, relacionados à identidade sexual e de gênero. Verificamos que a interação com um indivíduo que não segue o que é legitimado na concepção heteronormativa contribuiu para que professor refletisse sobre questões de gênero e sexualidade. 

Biografia do Autor

Márcio Evaristo Beltrão, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT), sob orientação da Profa. Dra. Solange Maria de Barros. É mestre em Estudos de Linguagem - Área de concentração: Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Mato Grosso. É especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Línguas, pela Faculdade Araguaia de Goiânia-GO (2013) e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura de Goiânia-GO (2012). Possui graduação em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara (2008) e em Letras Espanhol pela UAB/PARFOR/UFMT, Campus de Rondonópolis-MT (2014). Participa do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq "Formação crítica de educadores de línguas, análise crítica do discurso e realismo crítico". Atualmente, é professor efetivo de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Formação crítica de professores/as de línguas estrangeiras; Gênero e Sexualidade no ensino de LE; Análise Crítica do Discurso.

Solange Maria de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Solange M. Barros assinava Solange M. B. Papa até 2008. Pós-doutorado no Instituto de Educação - IOE (Universidade de Londres), sob a supervisão de Roy Bhaskar (2012-2013). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005). Fez estudos doutorais livres na Universidade de Lancaster (Inglaterra), sob a supervisão de Norman Fairclough (2002-2003). Docente aposentada da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre suas publicações estão os livros Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso (Barros, S. M. Pontes Editora, 2015); Formação crítica de educadores de línguas: desejos e possibilidades (Barros, S. M. & Assis-Peterson, A.A. Pedro & João Editores: São Carlos, 2010); Prática pedagógica emancipatória: o professor reflexivo em processo de mudança (Papa, S. M. B. Pedro & João Editores: São Carlos, 2008).Atua como pesquisadora na área de formação crítica de professores, análise crítica do discurso e realismo crítico. É membro do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (CNPq), da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza Extrema (REDLAD). Membro do Conselho Consultivo da Revista Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language in Society), do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/UnB). Presidente do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), biênio (2012-2014). Membro do conselho editorial do International Journal of Humanities and Cultural Studies (IJHCS).

 

Referências

ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Porto Editora, 1996.

BARROS, S. M. Formação crítica do educador de línguas: por uma política emancipatória e de transformação social. In: BARROS, S. M.; ASSIS PETERSON, A. A. (org.). Formação de professores de línguas: desejos e possibilidades. São Carlos: Pedro & João, 2010.

______. de. Realismo Crítico e emancipação humana – contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso. Coleção: Linguagem e Sociedade. vol. 11. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

BHASKAR, R. Critical Realism. Essential Readings. In: Archer, M.; Bhaskar, R.; Collier, A.; Lawson, T. e Norrie, A. Centre For Critical Realism. London: Routledge, 1998.

______. From Science to Emancipation. Alienation and the Actuality of

Enlightenment. Sage Publications. London: New Delhi, 2002.

BORGES, K. Terapia afirmativa: uma introdução à psicologia e à psicoterapia dirigida a gays, lésbicas e bissexuais. São Paulo: GLS, 2009.

BORRILLO, D. A homofobia. In: LIONÇO, T. DINIZ, D. (org.). Homofobia e Educação: um desafio ao silêncio. Brasília: Letras Livres: Ed. UNB, 2009.

BUTLER, J. Gender Trouble. Feminism and the subversion of identity. New York: Routlegde, 1990.

______. Bodies that Matter. On the discursive limits of "sex". New York, Routledge, 1993.

CONNELL, R. Políticas da masculinidade. Educação e Realidade. v. 20 (2), jul./dez. 1995.

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabuco Valenzuela, São Paulo. Cortez, 2002.

CUNHA, Maria Angélica Furtado da; SOUZA, Maria Medianeira de. Transitividade e Seus Contextos de Uso. Coleção Leituras Introdutórios em Linguagem. Vol. 2. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

DEWEY, J. How We Think. A restatement of the relation of reflective thinking to the educative process. Boston: D. C. Heath, 1933.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. 1st ed. London: Routledge, 2003a.

FOUCAULT, M. Le Jeu de Michel Foucault. In: Dits et écrits: 1954-1988, vol. 3. Paris: Gallimard, (1977) 1994.

Educação como prática da liberdade (14ª edição). São Paulo: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1991.

______. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

GIROUX, H. A. Teachers as intellectuals. Toward a critical pedagogy of learning. Bergin & Garvin, 1988.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar (1ª ed.). London: Edward Arnold, 1985.

______. An introduction to functional Grammar. London: Edward Arnold. 2ª ed., 1994.

______. MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to functional grammar. 3. ed. London Arnold, 2004.

JUNQUEIRA, R. Educação e Homofobia: o reconhecimento da diversidade sexual para além do multiculturalismo liberal. In: ______. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

______. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000.

MOITA LOPES, L. P. da. Identidades fragmentadas. A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

PAPA, S. M. de B. I. Implicações para a prática docente reflexiva. O Professor Reflexivo em Processo de Mudança na Sala de Aula de Língua Estrangeira: Caminhos para a (auto) Emancipação e Transformação Social. Tese de Doutorado, LAEL – PUC/SP, 2005.

______. Prática pedagógica emancipatória: O professor reflexivo em processo de mudança. São Carlos (SP): Pedro & João, 2008.

PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (org.). Lingüística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise do discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

SEFFNER, F. Equívocos e armadilhas na articulação entre diversidade sexual e políticas de inclusão escolar. In: JUNQUEIRA, R. Diversidade sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/Secad/Unesco, 2009.

WARNER, M. Fear of a queer planet. Minneapolis: University of Minnesota, 1993

Downloads

Publicado

2016-09-12

Edição

Seção

Dossiê Temático