Dança e Culturas Populares

Autores

  • Patricia Silva Osorio patricia.osorio@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Renata de Sá Gonçalves renatagoncalves@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense

DOI:

10.48074/aceno.v1i2.2198

Resumo

Apresentamos uma discussão sobre dança e culturas populares. Problematizamos os conceitos de dança e cultura popular, esboçando um breve panorama de seu desenvolvimento nas Ciências Sociais, e particularmente nos estudos antropológicos.

Referências

ACSERALD, Maria. Viva Pareia! – Corpo, Dança e Brincadeira no Cavalo-Marinho de Pernambuco. Recife, Ed. UFPE, 2013.

ALMEIDA, Renato. A Inteligência do Folclore. Rio de Janeiro, Companhia Editora América/MEC, 1974.

ALVES, Andréa Moraes. A Dama e o Cavalheiro: um estudo antropológico sobre envelhecimento, gênero e sociabilidade. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2004.

ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil. Belo Horizonte, Itatiaia; Brasília, INL, 1982.

ARETZ, Isabel. Manual del folkore venezolano. Caracas, Monte Avila Editores, 1972.

BLACKING, John. Movimento e Significado: a dança na perspectiva da Antropologia Social. In: CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes (org.). Antropologia da Dança I. Florianópolis, Insular, 2013, p. 75-86.

BOAS, Franz. Arte Primitiva. Lisboa, Fenda, 1996.

BOURDIEU, Pierre. Os usos do "povo". In: Coisas ditas. São Paulo, Brasiliense, 1990.

CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes. Antropologia da Dança: ensaio bibliográfico. In: CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes (org.). Antropologia da Dança I. Florianópolis, Insular, 2013, p. 15-29.

CARNEIRO, Edison. A Sabedoria Popular. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1957.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com Aspas. São Paulo, Cosac & Naify, 2009.

CARVALHO, José Jorge de. ‘Espetacularização’ e ‘canibalização’ das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, Recife, UFPE, ano 14, vol.21, 2010, p. 39-76.

CAROZZI, María Julia. Más allá de los cuerpos móviles: problematizando la relácion entre los aspectos motrices y verbales de la práctica en las antropologías de la danza. In: CAROZZI, María Julia (coord.). Las Palavras y los Pasos: Etnografías de la danza en la ciudad. Buenos Aires, Gorla, 2011, p.7-45.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro, FUNARTE; UFRJ, 1995.

____. Cultura e Saber do Povo: uma perspectiva antropológica. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, n.147, 2001, p. 69-78.

____. Os sentidos no espetáculo. Revista de Antropologia. São Paulo, USP, vol. 45, n. 1, 2002, p. 37-78.

____. Cultura popular e sensibilidade romântica: as danças dramáticas de Mário de Andrade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, vol. 19, n. 54, 2004, p.57-78.

CHARTIER, Roger. “Cultura Popular”: revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 8, n. 16, 1995, p. 179-192.

CHAUI, Marilena. Conformismo e Resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1986.

CORTAZAR, Augusto Raúl. Esquema Del Folklore. Buenos Aires, Editorial Columba, 1959.

DaMATTA, Roberto. Ensaios de Antropologia Estrutural. Petrópolis,Vozes, 1973.

_____. Carnavais, malandros e heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.

_____. Universo do Carnaval: imagens e reflexões. Rio de Janeiro, Pinakotheke, 1981.

EVANS-PRITCHARD, Edward. “The dance”. Africa: Jornal of the Internacional African Institute. Cambridge, vol. 1, n. 4, 1928, p. 446-462.

FARNELL, Brenda. Introduction. In: FARNELL, Brenda (ed.). Human Action Signs in Cultural Context: The Visible and the Invisible in Movement and Dance. Metuchen, NJ, Scarecrow Press, 1995, p. 1-28.

GONÇALVES, Renata de Sá. A dança nobre do carnaval. Rio de Janeiro, Ed. Aeroplano, 2010.

____. Os ranchos pedem passagem: o carnaval no Rio de Janeiro do começo do século XX. Rio de Janeiro, Secretaria Municipal das Culturas, Coordenadoria de Documentação e Informação Cultural, Gerência de Informação, 2007.

GONÇALVES, Renata de Sá e OSORIO, Patricia Silva. Apresentação: Dossiê Antropologia da Dança. Antropolítica. Niterói, n. 33, 2012, p. 13-23.

KAEPPLER, Adrienne L. Dance in Anthropological Perspective. Annual Review of Anthropology, Vol. 7, 1978, p. 31-49.

____. Structured movement systems in Tonga. In: SPENCER, Paul (ed.). Society and the Dance. Cambridge, Cambridge University Press, 1985.

KEALIINOHOMOKU, Joann W. An anthropologist looks at ballet as a form of ethnic dance". In: Impulse 1969-1970: 24-33. San Francisco: Impulse Publications.

MEAD, Margaret. Coming of age in Samoa. New York, HaperCollins, 2001.

ORTIZ, Renato. Românticos e Folcloristas: cultura popular. São Paulo, Olho d’água, 1992.

OSORIO, Patricia Silva. Os Festivais de Cururu e Siriri: mudanças de cenários e contextos na cultura popular. Anuário Antropológico, v. 2011/2012, Brasília, UnB, 2012, p. 237-260.

PEIRANO, Mariza. “A legitimidade do folclore”. In: Seminário Folclore e Cultura Popular: as várias faces de um debate. Rio de Janeiro, IBAC, 1992, p. 85-88.

RADCLIFFE-BROWN, Alfred R. The Andaman Islanders. Glencoe, Illinois, The Free Press, 1948.

SAHLINS, Marshall. O “pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção (parte I e II). Mana. Rio de Janeiro, vol. 3, n. 1 e 2, 1997, p. 41-72, p. 103-150.

SANSONE, Livio (org.). Memórias da África: patrimônios, museus e políticas de identidade. Salvador, EDUFBA, ABA Publicações, 2012.

SANTOS, Nilton Silva dos. A arte do efêmero: carnavalescos e mediação cultural no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Apicuri, 2009.

SALGUEIRO, Roberta da Rocha. Um Longo Arabesco: corpo, subjetividade e transnacionalismo a partir da dança do ventre. Tese de Doutorado, Antropologia Social, UnB, 2012.

SILVA, Rubens Alves da. A Atualização de Tradições: Performances e Narrativas Afro-Brasileiras. São Paulo, LCTE Editora, 2012.

TRAVASSOS, Elizabeth. Os Mandarins Milagrosos: Arte e etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro, Funarte, Jorge Zahar Editor, 1997.

VEIGA, Felipe Berocan. “O Ambiente Exige Respeito”: etnografia urbana e memória social da Gafieira Estudantina. Tese de Doutorado, Antropologia, UFF, 2011.

VIANNA, Hermano. Tradição da Mudança: a rede das festas populares brasileiras. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 32, 2005, p. 303-315.

VILHENA, Luís Rodolfo. Projeto e Missão: o movimento folclórico brasileiro 1947-1964. Rio de Janeiro, Funarte, Fundação Getúlio Vargas, 1997.

Downloads

Publicado

2022-03-03

Edição

Seção

Dossiê Temático